O escritório americano Barba + Wheelock and Winter & Company perceberam que ao projetar uma escola sustentável, esta possui certas particularidades como para se chegar a um grande desempenho entra-se em conflito com o princípio de trazer de maneira equilibrada a luz e ao mesmo tempo garantir um ambiente visual ideal para o aprendizado, segundo Nancy Barba, AIA.
Essa escola que fica em Brewster Hall, localizada em Falmouth, Maine (EUA), pretende conseguir o LEED prata e um dos pontos fáceis de se conseguir atender é trazer o máximo de sol para entro da edificação para ajudar no aquecimento solar. Grande quantidade de luz pode inclusive distrair os alunos, considerando que estes são mudos e com dificuldade de audição e dependem da visão para aprenderem.
Para trazer a luz natural sem exagero, os arquitetos utilizaram várias estratégias. Na biblioteca, utilizaram as prateleiras de luz, sendo que em sua parte superior um laminado plástico espelhado, trazendo a luz para dentro. As prateleiras externas permitem uma proteção para a entrada do sol de verão.
Nas salas de aula foram colocados, esses mesmo laminados plásticos espelhados logo abaixo da clarabóia.
Barba + Wheelock with Winter & Company
Fevereiro 2009
por: David Sokol
Fonte: http://greensource.construction.com/features/Solutions/0902/0902_LightFantastic.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário